quinta-feira, 18 de março de 2010

ESTRÉIA DA TEMPORADA 2010 DE "DOM CASMURRO" DE MACHADO DE ASSIS






12 mar Dom Casmurro é sucesso de público estudantil em Taubaté por Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura em sexta-feira, março 12th 2010 categoria: Cultura e Centro Cultural

A Cia. Realce – Núcleo Irarte Produções Artísticas, de São Paulo, lotou todas as sessões agendadas no Teatro Metrópole, nesta terça-feira, 09 de março.

A adaptação de “Dom Casmurro” feita por Rick Von Dentz, é bastante fiel a obra clássica de Machado de Assis, numa encenação dinâmica e divertida da eterna dúvida de Bentinho em relação a traição da amada Capitu com o seu melhor amigo Escobar.

No elenco Eduardo Leoncio (Bentinho), Gisele Comunello (Capitu), Rogério Oliveira (Escobar), Andréa Barbosa e Augusto Valente.

Em abril a Cia. Realce volta à Taubaté com os espetáculos “Memórias de um sargento de milícias” e “Pinóquio”. Fotos: Marcos Benny.

EDUCAR

Em minha última aula de sociologia da educação, o professor Luiz Fernando, nos questionou sobre o que era educar?Tantos foram os comentários...Colegas artístas assim como eu, comentamos, debatemos mas não chegamos ao que nosso professor ilustrava:
E - Duc - Ar
Fragmentando a palavra e buscando suas origens no latim, observe.
E - PARA FORA
DUC - CONDUZIR
AR - AÇÃO DE
Ou seja:
A Ação de Conduzir para Fora.
Conhecer a resposta simplesmente por se dita, ser conduzido a saber por assim ser e pronto!? Condicionados ou educados?
É cada vez mais necessário buscar, pesquisar, ousar não ficar no cômodo. É ser facilmente condicionado com respostas prontas ou ir além? Cativar o pensamento, o conhecimento, a respostas ou os meios que nos levam ao saber.
Questione meus amigos...